fbpx

Postagem

Bancário, saiba o que é o acúmulo de função!

O acúmulo de função ocorre quando o bancário é contratado para o desempenho de determinada função e, durante o contrato de trabalho, passa a exercer função de outro cargo diferente do seu, além de manter, normalmente, as suas funções iniciais, sem receber qualquer acréscimo salarial.

Um clássico exemplo do acúmulo de função é a situação do bancário contratado na função de Caixa e, após determinado período, passa a atuar, também, como assistente de gerente.

Outras situações, corriqueiras, são aquelas em que o bancário, além das atividades diárias, necessita vender seguros e consórcios, atividades que não são típicas da função e passam a ser desempenhadas durante o contrato do trabalho. 

Claramente, o nosso ordenamento jurídico veda o desempenho de dupla função, sem o correspondente recebimento das vantagens dele decorrentes. Trata-se de prática lesiva e abusiva!

No caso de comprovação do acúmulo de funções e impossibilidade da continuação do trabalho, ainda durante a vigência do contrato de trabalho, saiba que é possível receber todos os seus direitos (como se tivesse sido demitido pelo Banco).

Isso porque tal prática é considerada falta grave patronal, e autoriza o deferimento de rescisão indireta, que se trata de uma justa causa do bancário ao banco. 

Por fim, cabe lembrar que a comprovação do acúmulo poderá garantir um plus salarial ao bancário de 10% a 40% do salário contratual, por mês trabalhado nessa condição.

Essa remuneração superior poderá ser cobrada referente aos últimos cinco anos do contrato de trabalho, desde que a rescisão não tenha ocorrido em lapso superior a dois anos.

Isso acontece ou já aconteceu com você?

Precisa de ajuda para solucionar seu problema?

Entre em contato e saiba mais.

Categoria

Nossos Artigos

SAIBA COMO OPERADORES DE MÁQUINAS E CAMINHÕES ESTÃO RECEBENDO OS ÚLTIMOS 5 ANOS DE INSALUBRIDADE.
Qual o intervalo mínimo de descanso entre uma jornada e outra?
SALÁRIO-SUBSTITUIÇÃO: Eu devo receber o salário do colega de trabalho durante as suas férias?
ACIDENTE DE TRABALHO, quais os direitos do trabalhador?
Trabalhei sem carteira assinada, tenho algum direito?

A insalubridade pode ser caracterizada, inclusive, se os equipamentos são velhos e com desgastes.

/
14/06/2023

O intervalo interjornada é um direito trabalhista garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que visa assegurar a saúde e a segurança do trabalhador, concedendo-lhe um período mínimo de

/
12/03/2023

O salário-substituição é um direito garantido ao trabalhador que assume temporariamente as atividades de um colega de trabalho em férias. Nessa situação, ele passa a receber o salário do empregado

/
12/03/2023

O acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho, causando lesões corporais ou perturbações funcionais que podem ser temporárias ou permanentes. O trabalhador que sofre um acidente

/
12/03/2023

O reconhecimento de relação de emprego ocorre quando o trabalhador é contratado de forma informal, mas as condições de trabalho atendem aos requisitos para caracterizar uma relação de emprego. Nessa

/
12/03/2023